Este é o modelo de convênio para pessoas acima de 60 anos, pensado no momento de vida em que mais se precisa dos cuidados extras.
Já que com o envelhecimento o nosso corpo sofre mudanças físicas e está mais suscetível a doenças, é comum que a frequência de visitas ao médico aumente. Acontece que prestação de serviço na saúde pública brasileira costuma deixar a desejar quando o assunto é agilidade no atendimento – a tempo de evitar agravos. Então, contratar um Plano de Saúde pra Idosos pode ser o melhor e mais seguro investimento que você fará para situações de prevenção, emergência e urgência.
Planos para a terceira idade contam com cobertura para exames mais complexos, além de alguns serviços complementares, como coleta e tratamento em casa.
Apesar de a mensalidade da faixa etária +59 anos ser mais cara do que as demais, existem formas de encontrar um convênio com melhor custo-benefício.
Tudo começa com a escolha de operadora, abrangência, cobertura, acomodação, com ou sem coparticipação e número de vidas. Se o beneficiário tem uma vida menos movimentada, é possível optar por abrangência regional. A acomodação pode ser a compartilhada e sem cobertura para obstetrícia. E como o público utiliza com mais frequência o plano, é recomendável uma contratação sem coparticipação.
Devido a estimativa de utilização e cobertura para atendimentos, exames e internações mais complexos, os planos de saúde para a melhor idade costumam ser mais caros – o que faz muitas famílias repensarem o investimento -, mas vale destacar que entre as vantagens estão:
Quando comparado ao preço pago pelos serviços individuais, como a internação em um bom hospital, exames e medicamentos, este valor será atingido em poucos dias com muita facilidade. E nada melhor do que sempre garantir atendimento preventivo para evitar complicações nas urgências e conquistar ainda tempo de vida.
Em casos de idosos que acabam de se aposentar e estavam em um plano de saúde empresarial, em decorrência de vínculo empregatício, é possível que o beneficiário mantenha o planos de saúde pelo prazo mínimo de dez anos e com as mesmas condições de cobertura assistencial, desde que assuma o pagamento integral. Não precisando passar para a contratação de um novo seguro, com valores atualizados e carência a ser cumprida.
Já como desvantagem do seguro para idosos temos o período de carência:
Se o beneficiário tem mais de 59 anos e vai contratar um plano de saúde agora, terá os mesmos prazos de espera que as demais faixas etária. Caso o paciente tenha alguma doença preexistente, terá de aguardar por 2 anos para realizar procedimentos de alta complexidade, além de 180 dias para consultas exames e internações
Existem dois tipos de reajuste aplicados a todos os modelos contratuais: o anual (em cada aniversário do contrato) e a cada mudança de faixa etária (definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS)).
Afim de evitar cobranças abusivas, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) proíbe que a pessoa na melhor idade seja discriminada por sua situação de saúde. O que limita a última idade passível de sofrer reajuste por mudança de faixa etária nos planos de saúde em 59 anos.
Porém, como sabemos, muitas pessoas necessitam começar a utilizar os atendimentos extras geralmente dedicados aos idosos já em seus 54 a 58 anos. Por isso, é importante ressaltar que todos os percentuais de variação devem estar explícitos em contrato e o valor da última faixa etária deve ser menor do que o valor da primeira multiplicada por 6.
Está difícil decidir qual é o plano de saúde ideal para a melhor idade? Consulte o nossos consultores.