Muitos acreditam que para adquirir um plano de saúde empresarial é necessário possuir uma empresa com muitos funcionários.
No entanto, para realizar esse tipo de contratação basta possuir um CNPJ e preencher o requisito mínimo de integrantes de cada operadora, que costuma ser de 2 ou 3 pessoas. Se você possui um MEI (Microempreendedor Individual), também se encaixa nessa categoria.
Sendo assim, da mesma maneira como é possível contratar um convênio médico para você e seus funcionários, também é possível adquirir para os seus familiares.
A contratação empresarial permite acesso a diversas categorias de planos e, inclusive, a benefícios como a redução de carências quando atingem determinado número de pessoas.
Um plano de saúde empresarial é qualquer convênio adquirido a partir de um CNPJ. Seja MEI, pequena, média ou grande empresa, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pode utilizado nas contratações coletivas empresariais.
Para que a contratação seja válida, o CNPJ precisa estar aberto há no mínimo 180 dias (6 meses)180 dias (6 meses) na Receita Federal.
Outro ponto importante a ser observado, é que a maioria dos planos exige a formação de grupos com no mínimo 2 ou 3 pessoas, normalmente o titular do plano de saúde e mais um ou dois dependentes, para a contratação.
Por se tratar de uma contratação coletiva, os planos empresariais proporcionam valores mais acessíveis aos beneficiários, atingindo até 40% de redução nos valores se comparados aos planos de saúde individuais.
Além disso, também é possível alcançar valores mais vantajosos de acordo com a quantidade de pessoas no grupo. Confira algumas segmentações de planos de saúde por número de vidas:
Nesse sentido, quanto maior o grupo, mais barato fica o plano.
O processo de aquisição de um plano de saúde para funcionários acima de 99 vidas possui algumas peculiaridades.
Esse tipo de convênio não possui uma tabela fixa, pois o estudo da cotação é realizado após um levantamento da idade e sexo dos funcionários da empresa.
O valor desses planos não varia de acordo com a faixa etária dos funcionários, visto que o preço é o mesmo para todos e é calculado pela média da idade dos colaboradores da empresa.
Escolher o plano de saúde empresarial ideal para você, sua família ou sua empresa é uma decisão que deve ser tomada a partir de uma análise para entender as suas necessidades e orçamento disponível.
Para isso, um passo importante é conhecer as vantagens e desvantagens do convênio empresarial para definir se o modele faz sentido para o que você procura.
A maior vantagem de possuir um plano de saúde empresarial é o preço, já que este tipo costuma ser mais barato se comparado com planos por adesão ou planos familiares contratados com CPF.
Além disso, as maiores empresas do mercado disponibilizam apenas contratação através de um CNPJ, oferecendo maior cobertura e a rede credenciada de melhor qualidade.
A única desvantagem é que você precisa possuir o requisito mínimo de pessoas e é preciso incluir o titular, sem possibilidade de fazer apenas para uma criança, por exemplo.
A coparticipação nos planos de saúde empresariais é a taxa cobrada do beneficiário a cada procedimento realizado. Esse modelo de contratação permite que a empresa pague mensalidades menores.
Por outro lado, os planos sem coparticipação demandam maiores investimentos das empresas, mas oferecem maior conforto aos beneficiários, pois podem usar o plano livremente.
No entanto, é preciso atentar-se, pois quanto maior a utilização do plano de saúde, maior será a sinistralidade e, consequentemente, maior o reajuste.
Isso não quer dizer que os colaboradores e beneficiários devem ser desestimulados quanto ao uso do convênio. Mas que o uso deve ser feito de modo consciente e de acordo com as necessidades.
A escolha entre os modelos com ou sem coparticipação é feita durante a contratação pelo titular do plano de saúde e, para que seja a melhor possível, deve levar em conta o orçamento disponível e o perfil dos beneficiários.
A documentação para a contratação é muito simples e você pode contar com o auxílio de um corretor durante todo o processo. Para isso, você irá precisar dos seguintes documentos:
A implantação do contrato para um plano médico empresarial costuma ser bem rápida, levando em média dez dias.